O verso da mulher que sou, de Luisa Falceto de Barros
O verso da mulher que sou
A parte de trás
A dobra
O que não se vê.
A folha solta que não está no roteiro, a palavra sem paradeiro, a sombra do destino, do que não se disse, nem se deixou de dizer.
O que eu não deveria ser, se quisesse sobreviver ao que é selvagem do avesso: isso que nos apressa a resolver a fome e o medo, a comprar o seguro e fugir do escuro.
O Verso está atrás e debaixo, no meio, apertado por tudo isso, e agora sai da pausa. O meu, de volta da plena dedicação materna (a duas primeiras infâncias) e da elaboração de ferramentas e força pra viver em paz nesse mundo, selvagem do avesso.
Desdobro a folha: agora as palavras podem voltar a voar. Senti saudade e entendi que não estava a fugir da poesia, mas cultivando tudo isso, que devagar, quero voltar a compartilhar.
Como visões que surgem a partir do olhar de Juliana Freitas sobre o texto, os fotogramas trazem em sua artesanía analógica o descanso do preto-e-branco, que dança com espaços vazios intencionais, ampliando margens, criando respiros e um convite a uma leitura lenta, com tempo para divagar e ousar uma caminhada para dentro.
Palavras, espaços e imagens se revelam mutuamente.
A poesia (aqui) é percurso e espelho.
Sobre a obra
Editora: Cassol
Ano de publicação: 2025
Edição: 1a
Título: O verso da mulher que sou
Autor: Luisa Falceto de Barros
Fotógrafa: Juliana Freitas
Tamanho: 14cm x 21cm - 96 páginas
ISBN nº 978-85-5575-050-2
Assuntos: poesia, canção, maternidade, conjugalidade, psicologia, relação, reflexão, terra, natureza, ancestralidade
Luisa Falceto de Barros
Sou poeta desde sempre, compositora, cantora, mãe de dois. Nasci em Porto Alegre (1981), e moro na fronteira Santana do Livramento (BR) + Rivera (UY) há 13 anos (atualmente no meio de um bosque, em uma peculiar serra pampeana), depois de quatro anos vivendo em Barcelona, terra de origem da minha família materna, onde fiz um Master em Terapia Familiar e Intervenções Sistêmicas. Sou também Psicóloga, Arteterapeuta e Helper de Pathwork (metodologia de Trabalho do Caminho Interior). Em minha experiência clínica, há 20 anos acompanho indivíduos, casais, famílias e grupos. Como artista, sou compositora e cantora no álbum do grupo musical O Bando (POA, 2005), fiz parte como compositora e cantora no grupo musical Vuela Maria (BCN, 2008-11) e sou autora na coletânea Poemas do Caminho (Dois por Quatro, 2020) e na antologia colaborativa Nós 2 - textos de autoria feminina, com poesia destacada (Off Flip, 2024). Este é meu primeiro livro solo.
Mais informações no Instagram: @luisafdebarros
Juliana Freitas - fotógrafa
Trabalho com comunicação visual há 20 anos. O verso da mulher que Eu sou passa pela fotografia analógica, essa ferramenta que me permite criar imagens em preto e branco de forma bastante artesanal. Nasci em Santana do Livramento, cidade do interior do RS, na fronteira do Brasil com o Uruguai. Depois de alguns anos fora pra estudar e me especializar em Comunicação, voltei pra “casa" pra criar minha família e colocar no mundo os projetos de alma. Meu espaço criativo chama-se Borda Foto Grafia, onde ofereço cursos de experimentação no processo de fotografia com filme, além de produzir projetos audiovisuais, literários e artísticos. Você encontra mais sobre mim em @jucafreitas ou @borda_fotografia.
Sacamoco: o fabuloso monstro comedor de meleca”, de Luisa Falceto de Barros
Quando pessoas grandes esgotam seus adultos recursos para tentar resolver as coisas que os pequenos precisam fazer, nascem histórias como essas.
Nosso herói surgiu para ajudar a cuidar da saúde do corpo e das relações entristecidas, onde a diversão andava esquecida.
Ele nos convida a (re)aprender o idioma do brincar, que todos os que fomos pequenos um dia, soubemos falar.
Também traz, de forma sutil, outros “remédios” importantes para os nossos tempos: os conceitos de colaboração, desaceleração, cuidado entre gerações, transmissão oral de histórias e consciência planetária.
Dentro destas páginas está guardada uma criação local feita com muito carinho, que mistura culturas e fala a linguagem universal do coração.
Lançado ao mesmo tempo pela Editora Espiral, sediada em Santana do Livramento (onde reside a autora), ”Sacamoco” chega junto e em clima de colaboração, com a parceria da Editora Cassol.
------------------------------------------------------------------------------------------------------
© Editora Cassol 2025
Av. Bento Gonçalves, 4321 - Partenon
Porto Alegre / RS - CEP: 90650-003
Whatsapp: (51) 98447-9710
Há mais de 18 anos contando histórias encantadoras! Confira todos os livros já publicados que estão disponíveis para compra em nossa loja online.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade