O mundo e suas formas

Uma pergunta para você: Por que no Ensino Fundamental e até mesmo no Ensino Médio os alunos apresentam dificuldade de identificar ou classificar algumas formas geométricas?


Sabemos que as crianças, no geral, tem contato com as formas geométricas antes mesmo de fazerem parte do ambiente escolar através de brinquedos pedagógicos, desenhos animados, programas infantis na internet. Por esse motivo, nos anos iniciais já tratamos logo de cara iniciar com o ensino da geometria.


Como tudo no mundo atual está em um processo de revisão de valores, técnicas, recursos, didáticas e metodologias, os conteúdos também podem passar por um processo de revisão de quando, como e porque ser ensinado. Em relação às formas geométricas se o aluno passar por uma abordagem diferenciada já na Educação Infantil com vistas à compreensão das formas, bem como de suas diferenças e semelhanças, isso o conduz para uma diferente formação e chances maiores de demonstrar as aptidões necessárias para desenvolver-se nos conteúdo futuros.


Na educação infantil temos um universo de possibilidades para explorarmos com as crianças, mas também sabemos que somos sempre desafiados com as questões de descoberta de personalidades, desenvolvimento infantil e o tempo. Sim, o tempo! Aqui me refiro ao tempo relacionado as especificações da rotina na escola, murais, apresentações, portfólios e por aí vai.


Que tal aproveitar para estimular seus pequenos com as atividades em casa? Seja de forma virtual ou montando materiais para que os pais retirem na escola. Sugira atividades simples em que os pais irão conseguir desenvolver junto com as crianças. Vamos para algumas dicas bem legais para trabalhar com formas geométricas com os pequenos.


1. Rolinhos de papel higiênico Como são maleáveis, podem sim ser transformados nas formas geométricas e depois, com tinta guache, serem usados como carimbos em folhas brancas ou folhas coloridas. Para ter outro grau de desenvolvimento à atividade proponha que façam sequências com os carimbos feitos como: quadrado, triângulo, quadrado / círculo, quadrado, triângulo.


2. Blocos lógicos Você conhece esse recurso pedagógico superimportante? Esse recurso consiste em 48 peças com propriedades diversas: - Tamanho: podem ser grandes ou pequenas. - Cor: estão presentes, normalmente, nas cores amarela, azul e vermelha. - Forma: são quadrados, círculos, triângulos e retângulos. - Espessura: podem ser mais finas ou mais grossas.


A sugestão aqui é mais simples, faça a matriz das peças para que possam ser impressas. As crianças devem colorir conforme a quantidade, cor e forma solicitada (e conforme as especificações citadas anteriormente), dependendo da idade solicite que auxilie no recorte e faça as propostas pedagógicas como: organizar por cor, organizar por forma, organizar por tamanhos.


3. Lanche Geométrico Deixe para seus alunos a sugestão de um lanche onde o que irão saborear tenha alguma forma geométrica na sua forma ou mais de algum alimento. Depois peça que representem com desenhos ou mesmo uma foto bem bacana da hora do lanche. Faça você também e mostre para eles que o seu lanche foi geométrico igual o deles. Se for conteúdo a ser trabalhado no retorno das aulas, faça o lanche geométrico na escola e cada um traz um prato geométrico. Desafie as famílias e as crianças e já estipule a forma que deve ser trazida para a hora do lanche.


4. Usando massinha de modelar Você vai vendar um dos alunos ou simplesmente deixá-lo de costas para o restante da turma. Em seguida, basta escolher uma das formas para que os demais alunos descrevam a figura para o que está vendado ou de costas. Com a descrição, ele deve fazer um desenho da forma descrita pelos colegas ou realizar a sua confecção através de materiais simples, como massa de modelar. Essa atividade deve ser repetida até que todos os colegas tenham participado pelo menos uma vez. Com esse tipo de aula, os alunos conseguem compreender as diferenças básicas entre as formas geométricas, pois devem encontrar uma maneira de diferenciar polígonos semelhantes, como é o caso do quadrado, losango e retângulo.


5. A história do quadradinho Existe um livro bem legal para trabalhar com os pequenos é a “História do quadradinho” da autora Alexandra Prasinos Bernal. Ele tem textos bem simples e traz conceitos de família e respeito às diferenças além das formas geométricas. Você pode fazer a hora do conto ou mesmo disponibilizar a parte escrita da história e pedir que cada um faça as ilustrações do texto. Imagens podem ser retiradas em: https://www.espacoeducar.net/2009/03/historia- do-quadradinho-otima-para.html?m=1


7. Móbile das formas Sugira a confecção de um móbile bem colorido e com diversas formas geométricas. Estes podem ornamentar a sala de aula ou mesmo o lugar onde a criança mais tem estado nesse período de aulas em casa.

48 visualizações

Av. Bento Gonçalves, 4321 - Partenon - Porto Alegre / RS
CEP: 90650-003 - Fone: (51) 3028-3086 - Whatsapp: (51) 98447-9710

 assessoriaeditoracassol@gmail.com -comunicacaoeditoracassol@gmail.com 

icons_site-04.png
icons_site-03.png
icons_site-06.png

Assine a nossa Newsletter!